A escola

Um projeto de vida

A Escola Lumiar propõe uma metodologia de ensino em que o aprendizado acontece por meio da reprodução de situações e aplicação de ideias que estimulam inquietude, curiosidade e criatividade no estudante.

Como nasceu a Escola Lumiar

A Escola Lumiar nasceu em 2002, em São Paulo, com o Instituto Lumiar, um centro de pesquisas de Educação avançado, voltado para o desenvolvimento multidimensional do estudante e sua integração social, sem distanciar-se das orientações estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto pedagógico da Lumiar baseia-se nas mais avançadas tecnologias de ensino, em que o estudante aprende de forma interativa e universal. A escola foi eleita como uma das 12 mais Inovadoras do Mundo, de acordo com uma pesquisa conjunta entre a UNESCO, Stanford University e Microsoft. O objetivo da escola é formar cidadãos responsáveis, que tenham competências sociais, intelectuais e culturais, além de oferecer o conhecimento adequado e necessário para os estudantes viverem em um mundo moderno, ágil e democrático no futuro. Na Lumiar, estudantes de diversas culturas, idades e origens adquirem a capacidade de valorizar e aprender a partir das diferenças. O Instituto Lumiar – centro de estudos que realiza debates, pesquisas e reflexões a respeito da Educação democrática na infância e na adolescência – é o responsável por acompanhar o andamento do processo educacional nas escolas em que atua.

Onde ela nasceu

A Escola Lumiar São Paulo foi inaugurada em 2003. Na época, atendia um grupo de estudantes da Educação Infantil (de dois a seis anos de idade). Hoje, abrange desde a Grupo Infantil 1 (de zero a dois anos) até o Ensino Fundamental. Em um ambiente charmoso, dentro de uma casa antiga localizada à Rua Bela Cintra (próximo à Avenida Paulista), estudantes, tutores, mestres e funcionários dividem espaços como biblioteca, laboratório, atelier, área externa e salão coletivo para a realização de projetos, módulos de aprendizagem, oficinas e outras atividades. Em 2005 foi inaugurada a Lumiar Pública e em 2010 a Lumiar Internacional – ambas em Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo.