Educadores

Nas Escolas Lumiar, os educadores exercem o papel de mentores e orientadores dos estudantes ouvindo, incentivando e buscando novas formas de aprendizado. Eles estão organizados em dois grupos:

- Tutor: profissional licenciado em Educação que acompanha as atividades dos estudantes, garantindo o aprendizado formal e orientando-os na criação e escolha de projetos. Cabe ao Tutor buscar fora da escola um Mestre, que complemente seu trabalho.

- Mestre: especialista – pode ser um arquiteto, escritor, músico, dançarino, engenheiro, carpinteiro ou qualquer outro profissional de fora da escola – apaixonado pelo tema central de um determinado projeto escolhido pelos estudantes. A função do Mestre é ministrar e coordenar projetos bimestrais de aprendizagem interdisciplinar, avaliando e desenvolvendo as competências dos estudantes participantes.

Mestres e tutores trabalham em equipe e utilizam-se das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – conjunto de recursos tecnológicos integrados – para enriquecer a aprendizagem individual e a coletiva.