Como Fazemos

Pensando a escola

O Synapses, grupo de pessoas e entidades que propõe uma metodologia educacional que conduz a formação de estudantes, incentiva o aprendizado em grupo, o conhecimento gerado por aplicação de ideias e habilidades individuais.

Synapses

Os membros da Synapses Global – Futurelab (centro britânico de invenção e inovação em Educação), OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Project Zero da Faculdade de Educação de Harvard (grupo empenhado em encontrar práticas inovadoras em Educação e romper com o padrão das salas de aula tradicionais), IdeasLab (laboratório de pesquisa em inovação educacional sediado na Austrália), Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge, Microsoft Corporation e Instituto Lumiar – criaram o conceito Synapses de Educação.

O objetivo é fazer com que os estudantes aprendam por meio de aplicações de ideias estimulantes e inspiradoras. Desse conceito surgiu um sistema que consegue resgatar o melhor de todos os métodos educacionais existentes, utilizando ferramentas, estruturas e conceitos contemporâneos. O modelo não deixa de lado o reconhecimento, a avaliação e o desenvolvimento das inteligências dos aprendizes, mas a abordagem é feita de uma maneira mais leve e envolvente, cativando o estudante – que passa a ser o principal agente de sua própria aprendizagem.

O sistema defendido pela Synapses conta com quatro pilares que representam as mudanças básicas para adotá-lo. São eles:

  •  Currículo em Mosaico: aposta em um modelo personalizado, permitindo que as habilidades sejam desenvolvidas por meio de desafios e tópicos, em vez de matérias.
  • Personalização da aprendizagem: as peças do currículo em mosaico podem ser montadas de acordo com os resultados de competências, habilidades e conteúdo que se deseja alcançar.
  • Tutores e Mestres: professores são organizados de acordo com as relações que devem ter com os aprendizes.
  • Avaliação Integrada: avaliação integral da aprendizagem a partir dos melhores aspectos dos modelos formativo e somativo. Oferece feedback contínuo aos estudantes e seus tutores – para que entendam como melhorar, quais os próximos passos a serem tomados e como os objetivos podem ser atingidos com sucesso.

A combinação destes pilares e suas partes podem ser aplicadas individual ou coletivamente.

Para mais informações: www.synapses.org.br