Um novo cidadão

Na Escola Lumiar, os estudantes constroem seu conhecimento e as áreas de conhecimento são aplicadas em forma de um mosaico interdisciplinar que aprofunda os saberes.

Mosaico

Na Lumiar, o currículo é estruturado com base em competências e habilidades, contemplando as áreas do conhecimento por meio de projetos, módulos de aprendizagem e oficinas. O objetivo é fazer com que o estudante seja o sujeito ativo de seu processo de aprendizagem, além disso, o conteúdo é desenvolvido por meio de desafios e enfoques personalizados. A cada final de bimestre, a equipe Lumiar reúne-se com os estudantes para levantar temas de interesse para o planejamento de futuros projetos. Dessa forma, os estudantes aprendem explorando curiosidades de um assunto escolhido por elas. Este curso pode chamar-se “Brincando de pipa” ou “Como são feitas as bicicletas” e incluirá em sua programação conteúdos como álgebra, física, história e geografia. Na Lumiar, competências, habilidades e conteúdo são trabalhados de forma contextualizada, a fim de incitar a criatividade e a sede de conhecimento do estudante. Esta troca torna-se um convite para explorar, inclusive, o uso de tecnologias para construir novos conhecimentos, além de levar o aprendiz a novas áreas de interesse e entusiasmo. Isso tudo, sem que a grade curricular perca a referência dos parâmetros nacionais. A escola acredita que o currículo escolar é amplo e engloba toda a vivência dos estudantes na escola. Por isso, ele deve ser vivo e todos devem construir, vivenciar e planejar as ações em sintonia com as necessidades e demandas coletivas e individuais. Assim, a Lumiar oferece um currículo enriquecido com projetos, oficinas e módulos de aprendizagem concebidos por tutores, mestres e estudantes em conjunto.

Módulos de aprendizagem

São percursos didáticos que abrangem determinados assuntos de interesse dos estudantes ou aqueles considerados relevantes e necessários por mestres e tutores. Os módulos podem ser desenvolvidos em sequências didáticas, centros de interesse, pesquisa, visitas ou outro tipo de atividade que leve à aprendizagem significativa e ao avanço do conhecimento. Leitura de mundoEste constante módulo de aprendizagem envolve os estudantes em um processo diário de leitura de jornal. Por meio desta prática são geradas discussões, produções e amplas trocas sobre os acontecimentos do mundo. Seu objetivo é, também, incentivar e aperfeiçoar as competências de escrita e leitura dos aprendizes.

Oficinas

São atividades elaboradas para auxiliar os estudantes com conteúdos específicos, necessários para o total entendimento e desenvolvimento do projeto por eles escolhidos. As oficinas também possibilitam o aprofundamento de habilidades e a ampliação do repertório cultural dos grupos.

Roda

São encontros semanais promovidos entre tutores, funcionários e estudantes. A roda é a assembleia geral da comunidade escolar, em que se discute a melhor forma de viver em conjunto e utilizar o espaço de forma democrática. Nessa atividade, os estudantes levantam temas para reflexão e tomam decisões coletivas a respeito de impasses e desafios que surgem no dia a dia, dentro e fora da escola. Com a prática da roda, a área de conhecimento deixa de ser um assunto de adulto, estimulando todos os frequentadores do ambiente escolar a exercer sua cidadania.