Vem pra Lumiar

A Lumiar está à disposição de pais e estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental que queiram conhecer nossas dependências, entender nossa metodologia e reservar sua vaga. Marque uma visita!

Ciclos

Na Lumiar, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, os estudantes estão agrupados em ciclos multietários – divisões de acordo com a proximidade de idades. A escolha por esta organização baseia-se no pensamento de que a convivência entre as idades enriquece as situações do aprendizado e promove a aprendizagem horizontal que envolve colaboração e parceria.

Cada ciclo é orientado por um tutor presente durante todo o tempo, todos os dias da semana. Como cada grupo acolhe mais de uma idade, o estudante passa mais de um ano em cada ciclo e, por isso, vive diferentes papéis durante este período: iniciante e experiente, novo e mais velho, ajudante e quem precisa de ajuda, igual a todos e diferente de todos. Durante os projetos, oficinas e módulos de aprendizagem cada um revela sua individualidade no coletivo.

Educação Infantil

Os ciclos de Educação das escolas Lumiar estão divididos em três níveis, conforme abaixo. Para todos os grupos existem turmas nos períodos da manhã, tarde e integral.

INFANTIL 1 (de 0 a 2 anos)

Para esta faixa etária, o cuidar e o educar estão presentes nas ações do tutor e de seu assistente – responsáveis pelo grupo e por promover situações em que cada um possa se reconhecer no espaço e entre os novos amigos. São desenvolvidas atividades de pintura e argila, momentos de contar histórias, linguagem oral, movimento corporal e música.

INFANTIL 2 (de 2 a 4 anos)

Neste grupo, o cuidar e o educar são centrais, mas os estudantes já demonstram condições para interagir entre si e com os adultos. As atividades com mestres podem se constituir de projetos mais estruturados. Assim como no grupo Infantil 1, há um tutor e um assistente para cada turma e as principais áreas trabalhadas são: linguagem oral, arte, música e movimento corporal.

INFANTIL 3 (de 4 a 6 anos)

O principal foco desta turma é o desenvolvimento da autonomia do estudante, tanto no que diz respeito aos cuidados pessoais, quanto à linguagem e convivência. Os estudantes demonstram ampla apropriação da rotina e circulam com segurança pelos espaços da casa. Os mestres já constroem os projetos junto com os estudantes e as áreas contempladas são as que envolvem habilidades e competências relacionadas à arte, linguagem oral e escrita, matemática, corpo e movimento, música e língua estrangeira.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental compreende a faixa etária dos seis aos 14 anos. Nesta fase escolar, as noções de liberdade e responsabilidade vão gradualmente se concretizando na participação dos estudantes, que passam a gerir com progressiva autonomia suas escolhas, projetos e decisões.

A roda, os projetos, as oficinas e os módulos são oportunidades reais de aprendizagem. Na Lumiar, cada estudante é protagonista de seu percurso. Assim, acredita-se promover uma vivência escolar consistente, permitindo que os estudantes, a cada ano, tenham maior consciência de seu processo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento.
Nesta fase, os estudantes são agrupados em três ciclos:

  1. Estudantes de 6 a 8 anos em fase de alfabetização.
  2. Estudantes de 9 a 11 anos que já possuem familiaridade com a linguagem escrita e que, gradativamente, vão apropriando-se de outros conhecimentos.
  3. Adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos, fase final do Ensino Fundamental. São estudantes que apresentam autonomia na gestão de projetos.